Câmara de Ribeirão Corrente aprova Moção de Aplausos a Dione Silva de Castro
Publicado em 04-09-2025 13:41:28 | APLAUSOS
Atualmente, Dione também atua no terceiro setor, como Ouvidor da Federação das APAEs do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP).
Na 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ribeirão Corrente, realizada na semana passada, os vereadores aprovaram, por unanimidade, a Moção de Aplausos em reconhecimento à trajetória e aos relevantes serviços prestados por Dione Silva de Castro. A iniciativa foi apresentada pelos vereadores Carlos Adriano Miranda, Daniel Gonçalves, Janatan Guilherme Teixeira e Leonardo Rocha Vissoso.
Natural de Ribeirão Corrente, Dione nasceu em 7 de junho de 1989. Filho de Cláudia Lúcia Gomes da Silva Castro, migrante mineira que veio trabalhar nas lavouras de café, e de Milton Dominguês de Castro, ribeirão-correntense, Dione construiu sua vida pautada em valores como trabalho, perseverança e compromisso com a comunidade. Casado com Daiane da Silva Ribeiro Castro, é pai de Valentina e Heitor.
Formado em Direito pela Universidade de Franca (Unifran) e estudante de Gestão Empresarial pela FATEC Franca, Dione iniciou sua trajetória profissional ainda jovem. Aos 12 anos trabalhou nas lavouras de café e, em 2005, tornou-se o primeiro estagiário de ensino médio no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na Comarca de Franca, onde ficou conhecido como o “menino do fórum”.
Sua carreira se consolidou em grandes empresas, como o Magazine Luiza e o Consórcio Magalu, com destaque na área de direito imobiliário consorcial. Paralelamente, mantém forte ligação com a literatura, publicando crônicas em veículos como o jornal Comércio da Franca e o Notícias de Franca – A Sua Folha, abordando temas ligados a direitos sociais, democracia e justiça.
Atualmente, Dione também atua no terceiro setor, como Ouvidor da Federação das APAEs do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), com abrangência em quatro macro-regiões que somam 308 APAEs no Estado e mais de 70 mil atendimentos a pessoas com deficiência e suas famílias.
A Câmara Municipal destacou a importância de sua atuação, tanto no setor jurídico e empresarial quanto na literatura e no terceiro setor. Para os autores da Moção, a homenagem representa o reconhecimento de Ribeirão Corrente a um filho que tem levado o nome do município com orgulho e compromisso.
“Com essa Moção de Aplausos, celebramos não apenas a trajetória profissional de Dione, mas também seus valores e dedicação ao próximo”, destacaram os vereadores proponentes.